Gestão de Corpos Hídricos Superficiais e Subterrâneos
Conservação de Recursos Naturais
Período de Realização – 24 Meses

  1. APRESENTAÇÃO

O Instituto Lagoa Prateada está desenvolvendo o Projeto Mangue e Vida, e vem em busca de parceiros para a sua implantação. O projeto visa o Manejo e recuperação, através da reprodução de mudas de manguezais, das espécies mais comuns encontradas na Lagoa de Saquarema. Com realização de pesquisas e estudos voltados para área ambiental, será feito um amplo trabalho de promoção da educação para preservação do meio ambiente. Tudo isso, capacitando pessoas para exercer tais atividades e envolvendo assim, a região na realização do plantio das mudas e do monitoramento das áreas replantadas. Também temos objetivo de ministrar cursos e palestras durante a realização deste projeto, trabalhos práticos, publicação de informativos e cartilhas educativas.

A importância Ecológica dos Manguezais pode ser definida de duas maneiras distintas: por um lado, como florestas compostas de vegetação arbórea halofítica, adaptada ao ambiente tropical, capazes de se desenvolver na zona intertidal. Estão freqüentemente associadas a solos lamosos e heteromórficos (freqüentemente saturados de água) e a alta salinidade. A segunda definição é mais abrangente e relaciona, além das espécies arbóreas, todos os organismos que compõem o ecossistema. Não mais que 50 espécies agrupadas em apenas 12 famílias de árvores, têm a capacidade de se desenvolver sob tal condição de estresse ambiental. A maior parte destas espécies arbóreas, é encontrada nos oceanos Pacífico e Índico, no Atlântico não mais que 5 ou 6 espécies são observadas.

 

 

 

 

 

Proteção e estabilização da margem:
Em várias regiões costeiras do Brasil e do mundo, o problema da erosão pode não só causar perdas ao ecossistema, mas também às construções costeiras trazendo incontável prejuízo. Nestas áreas, a presença das florestas de manguezal pode ser um fator de redução da destruição. Lugo et al. (1976) sugerem que a presença dos manguezais em regiões da Flórida, é fator de redução dos danos causados pelos grandes furacões que ocorrem na região. Savage (1972) sugere que a espécie melhor adaptada à proteção das margens é o mangue preto (A. schaureianna), na medida em que seus pneumatóforos formam rapidamente uma trama com maior capacidade de retenção de sedimentos, além disto trata-se de espécie mais facilmente adaptável ao replantio.

Habitat para espécies de valor ecológico e econômico:
Em se tratando de uma floresta que se desenvolve na zona intertidal, freqüentemente sob solo muito lamoso e hidromórfico, os manguezais constituem ambiente adequado à instalação de várias espécies de interesse ecológico e econômico. Podem se relacionar espécies de insetos, crustáceos, peixes, aves, anfíbios, répteis e inclusive, vários mamíferos roedores, lobos, felinos, etc. Estas espécies encontram no manguezal, ambiente provedor de alimento e de proteção contra predadores. Figura 1: Habitus de Rhizophora mangle (mangue vermelho).

 

 

 

 

 

Os manguezais têm papel importante na preservação do ambiente costeiro. Odum et al. (1982) relacionam algumas das funções deste ecossistema:

Habitat para espécies de valor ecológico e econômico:
Em se tratando de uma floresta que se desenvolve na zona intertidal, freqüentemente sob solo muito lamoso e hidromórfico, os manguezais constituem ambiente adequado à instalação de várias espécies de interesse ecológico e econômico. Podem se relacionar espécies de insetos, crustáceos, peixes, aves, anfíbios, répteis e inclusive, vários mamíferos roedores, lobos, felinos, etc. Estas espécies encontram no manguezal, ambiente provedor de alimento e de proteção contra predadores.

Berçário de espécies de valor ecológico e econômico:
Algumas espécies, embora não vivam seu ciclo de vida completo entre as árvores de mangue, utilizam esta vegetação como refúgio para os rituais de acasalamento e postura de ovos. Entre estes organismos podemos citar diversas espécies de aves migratórias e algumas espécies de peixe e crustáceos. Diversos estudos indicam que a presença de manguezais na região costeira é fator de incremento significativo da atividade pesqueira, através do aumento do recrutamento na medida em que a reprodução neste tipo de ambiente apresenta maior fator de sobrevivência das proles. Por outro lado, o manguezal constitui fonte de alimento também para as comunidades costeiras, que têm sua taxa de engorda significativamente aumentada.

Fonte de alimento para os ambientes adjacentes:
Vários estudos indicam que os manguezais, são importante fonte de carbono orgânico para as águas adjacentes. Lugo et al (1980) sugerem que na baixa mar, os mangues contribuem de maneira significativa à cadeia trófica, através da exportação de quantidades importantes de carbono orgânico para as águas adjacentes. Alguns autores associam inclusive, áreas de elevada produção pesqueira à existência de importantes áreas cobertas com manguezal.

Funcionam como barreiras geoquímicas:
Trata-se da capacidade dos manguezais de depurarem águas poluídas de estuários, alguns poluentes como metais pesados, se caracterizam por associar-se a partículas em suspensão. Estas partículas são transportadas livremente pelos rios, mas ao atingir a região costeira têm tendência a se depositar. Os manguezais em razão da baixíssima energia, são o ambiente mais adequado a esta deposição. Exemplo deste processo foi observado por Dornelles (1993), na costa do Rio de Janeiro em estudo sobre metais pesados. Esta autora não consegue observar nenhuma relação, às concentrações de diversos metais nos sedimentos da plataforma continental e suas possíveis fontes. Ao largo de Céptica (maior fonte de metais pesados do estado), as concentrações no sedimento são baixas e mesmo menores que em regiões ditas limpas. Certamente a presença de largas faixas de mangue naquela baía, deve ser responsável pela retirada dos metais do ambiente.

Turismo e Estética:
Os manguezais de Cananéia, (São Paulo) foram valorizados por Grasso et al. (1994) quanto a sua importância turística, concluindo que os benefícios oriundos da presença dos manguezais justificam largamente sua preservação. Estes autores quantificaram o valor da pesca esportiva associada ao manguezal e do turismo ecológico, atividade que está em franco desenvolvimento atualmente.

2. JUSTIFICATIVA

O Município de Saquarema possui 350 km 2 e reconhecido pelo IBGE, como região das baixas litorâneas isso e devido, a uma parte da região ser coberta por charcos(brejos). Nessas áreas alagadas a vegetação predominante e o mangue e o taboal, com o passar dos anos esse ecossistema vem sofrendo inúmeros delitos e com isso, acarreta numa serie de conseqüências que se refletem no desenvolvimento da região. No censo realizado em 2000, temos na faixa de 1, 2 ate 3 salários, um total de 18.477 habitantes ocupados, somando com os habitantes sem rendimento 15.950, teremos um total de 34.427 habitantes para uma população na época de 52.641 habitantes. Saquarema e uma região de grande potencial, mais que pela falta de interesse sobre o meio ambiente ao longo dos anos, levou a região há um dos municípios mais pobres do Estado do Rio de Janeiro. Por isso o Instituto Lagoa Prateada, tem a missão de implantar na região um novo conceito ambiental, e isso só sera possível devido a participação de todos, Instituto, Comunidade e Parceiro. E importante frisar também, que o resultado de um programa como este, levara no mínimo uma década para começarmos a observar os efeitos positivos gerados por essa ação.

Uma das finalidades do Instituto, e pela preservação e conservação do meio ambiente, também pela promoção do desenvolvimento sustentável. Por isso acreditamos que para uma regiao se tornar auto sustentável, sera fundamental que cuide do seu meio ambiente. Os taboais de Saquarema têm grande importância ecológica, funcionando como abrigo para diversas espécies, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como o jacaré do papo amarelo. As funções ecológicas dos taboais servem de proteção contra predadores, fornecimento de alimentos e retenção de nutrientes e poluentes. Estas funções podem de maneira semelhante, ser desempenhadas pela vegetação do manguezal, aliás nos pontos em que o aumento de salinidade for crítica para o taboal, a substituição desta comunidade pelo manguezal é natural.

Contudo, o processo natural de implantação dos manguezais pode ser lento, levando dezenas de anos para atingir sua maturidade, esta demora pode inviabilizar a instalação dos manguezais, pois poderá haver interferência antropogênica. A intervenção humana deve levar o sistema ao equilíbrio, como dito anteriormente a presença de manguezais em um ecossistema como o da laguna de Saquarema é muito positiva e deve ser incentivada, mesmo nas áreas onde a vegetação já se encontra destruída em razão da ocupação da Faixa Marginal de Proteção (FMP). A implantação deste projeto, tem como objetivo não apenas restaurar o equilíbrio da fauna e da flora na laguna de Saquarema. Mas principalmente, resgatar a consciência das populações que vivem no entorno da lagoa, a recuperação dos mangues trará benefícios de caráter ambiental, sócio-econômicos e ajudarão á gerar transformações positivas no relacionamento da população com a lagoa.

3. OBJETIVOS

A lagoa de Saquarema possui 32 Km2 e abrange os três distritos do município, distrito sede, Saquarema, 2º distrito, Bacaxa e terceiro distrito, Sampaio Correa. O município possui entre córregos e rios, sete afluentes que tem o seu destino final a lagoa de Saquarema, esses afluentes cortam auto estradas, estradas pavimentadas, estradas sem pavimentação, caminhos e trilhas, escolas, fazendas de gado e de leite, plantações, sítios, Igrejas, campo de futebol, fabricas de cerâmicas, postos de gasolina, hospital, áreas urbanas ate desembocar na lagoa.
O esgoto chega na lagoa atraves do rios e o nosso objetivo, e de usarmos o manguezal como filtro natural, reflorestando uma parte das margens dos rios ate o encontro com a lagoa. Dessa maneira reduziremos e muito, as taxas de poluição e de assoreamento em nossa lagoa. O projeto está dividido em duas partes, produção de mudas de mangue através de um horto das espécies mais comuns encontradas na Lagoa de Saquarema, a outra e o monitoramento das áreas de plantio e replantio dos mangues.
Por isso que de imediato, faremos um grande viveiro de mudas e ainda teremos, o remanejamento de alguns mangues já desenvolvidos, mais que se encontram isolados em alguns pontos da lagoa. Como já foi dito antes, o objetivo deste trabalho não deve se restringir simplesmente ao plantio do manguezal. Mais também pela conscientização da população, que vive no entorno da lagoa e na verdade, a destruição contínua de taboais e manguezais por queimadas e outros meios realizadas pelos próprios habitantes da região, talvez seja um fator de degradação muito mais importante que o provável aumento da poluição e do assoreamento na lagoa. Por isso estará em pautada periodicamente o processo de sensibilização ambiental nas escolas, dessa forma acreditamos que teremos um resultado maior em toda a região, num curto espaço de tempo.

Com a realização de estudos e pesquisas, com a promoção da educação para preservação do meio ambiente, cursos, palestras, trabalhos práticos, publicação de informativos, cartilhas educativas, capacitação direta de alunos e professores, sera possível um futuro melhor para região. Estas são nossas principais ferramentas utilizadas para a garantia do equilíbrio, entre o homem e o meio ambiente no nosso município. Até o final de 2012, pretendemos produzir mais de 30 mil mudas de mangues e formar, mais de 20 agentes multiplicadores. Além de treinamento em mais de 200 crianças e adolescentes com noções de educação ambiental, desta forma pretendemos despertar na comunidade, ha necessidade de reconstituir a beleza dos Manguezais na Lagoa de Saquarema. Promover o Projeto Mangue & Vida nas escolas do município, sera um dos nossos maiores trunfos nessa longa empreitada. O Projeto Mangue e Vida, é o primeiro projeto do Instituto Lagoa Prateada e nasce através da necessidade imediata, da preservação de todo esse ecossistema.

4. METODOLOGIA

O nosso projeto sera realizado de forma útil, por isso pretendemos remanejar pequenas mudas de manguezais, que hoje se encontram isoladas em diversos pontos da lagoa. Faremos essa ação de inicio, por que essas mudas dificilmente chegaram a fase adulta e o momento, e de não deixarmos mais manguezal nenhum ser destruído. Com o Projeto Mangue & Vida, a esperança surge e as chances de sobrevivência dessas pequenas mudas serão enormes. Por traz de toda essa operação, há intenção de neutralizarmos essas ações de vandalismo e com isso, despertar a importância dessa ação na consciência da população local.
Nesse ponto o programa envolve varias fases, primeiro as mudas serão retiradas do local uma a uma, o segundo passo as mudas são acondicionadas em embalagem e seguem para o horto, onde são estocadas. Após mapearmos as áreas que serão transplantadas e tivermos, a quantidade de mudas necessárias para podermos realizar a ação, ai vem o terceiro passo, que e o transporte das mudas ate a área do plantio e tudo isso so sera possível, devido a uma serie de princípios em determinada ordem de agir.
O manguezal em diversas partes do mundo e um ambiente constantemente pressionado, um dos ecossistemas mais peculiares do planeta vive hoje, uma entre seis espécies ameaçadas de extinção. O sinal de alerta foi ligado, pois manguezais são fundamentais para o desenvolvimento urbano descontrolado. São informações como essa que pretendemos passar para a população local, de que áreas que antes existiam essa vegetação e hoje se encontram sem esse ecossistema, ficam extremamente vulneráveis. O mangue não e apenas uma arvore que vive em áreas alagadas e sim, um dos ecossistemas tropicais mais importante do planeta. O Brasil tem alguns dos maiores manguezais do mundo, embora não mais rico em espécies. Seu incentivo e muito positivo para o desenvolvimento da nossa regiao, pois suas perdas podem ter um impacto muito grande na biodiversidade marinha e terrestre.

 

5. INDICADORES

O projeto Mangue & Vida, prevê um monitoramento das áreas de replantio assim como, das áreas onde o mangue ainda resiste. Dessa forma começaremos a ter um parâmetro da situação como um todo, atraves de relatórios periódicos e um comparativo, do crescimento das áreas plantadas e das áreas protegidas. Acreditamos que assim conseguiremos dar uma mãozinha à natureza e garantir o crescimento, e a sustentação dos manguezais na Lagoa de Saquarema. A boa adaptação das mudas ao local que foram transplantadas, o surgimento de caranguejos e outros moluscos no manguezal, o aumento da produção pesqueira, o interesse participativo da população no projeto. Tudo isso gera um sinal positivo ao programa estabelecido, mesmo sabendo que tudo isso sera uma longa empreitada. Para garantir o desenvolvimento das mudas e evitar a depredação e o vandalismo, deverão ser construídas cercas impedindo a entrada de pessoas no manguezal, estas poderão ser retiradas dois ou três anos após o plantio quando o ecossistema estiver bem estabelecido.

Estas cercas poderão ainda servir, para a colocação de placas com informações sobre o projeto e o interesse das áreas do manguezal, no entanto precisamos no precaver sobre os estuários dos rios. Isso por que muitos desejos são jogados nos leitos desses afluentes e isso pode acarretar, na remoção de algumas mudas. Convocar crianças, pescadores e moradores do entorno da Lagoa de Saquarema é importante, mas não basta! Há anos os manguezais da lagoa de Saquarema sofrem com a falta de uma política eficiente de proteção, e vêm sendo destruídos por ocupações irregulares e pelo lançamento de efluentes. Os futuros adultos precisam aprender desde cedo, a preservar os ecossistemas e permitir que eles desempenhem sua função no meio ambiente. Incorporando parte da população e representantes dos diversos setores usuários da lagoa (moradores dos arredores, pescadores e representantes do setor turístico) no movimento de preservação não apenas dos manguezais, mas da lagoa como num todo. Dessa forma entendemos que estaremos dando um passo importantíssimo, para a manutenção e preservação dos manguezais. E isso influenciará sobre qualidade de vida e bem estar de todos, de forma direta ou indireta a médio e longo prazo.

Clique no link abaixo e tenha  acesso ao conteúdo completo do Projeto Mangue & Vida.

Projeto Mangue Vivo Final.3

Veja as galerias de fotos do nosso projeto:

Resultado Abril 2022

Resultado- Abril / Setembro 2022
« de 2 »

O Rio Bacaxá

Rio Bacaxa
P1000947
Orientation: 1
P1000942
Orientation: 1
P1000941
Orientation: 1
P1000944
Orientation: 1
P1000945
Orientation: 1
P1000940
Orientation: 1
P1000939
Orientation: 1
P1000938
Orientation: 1
P1000937
Orientation: 1
P1000936
Orientation: 1
P1000934
Orientation: 1
P1000932
Orientation: 1
« de 5 »

A destruição dos Manguezais

Destruição do Manguezal
P1010999
Orientation: 1
P1010998
Orientation: 1
P1010994
Orientation: 1
P1010997
Orientation: 1
P1010993
Orientation: 1
P1010996
Orientation: 1
P1010995
Orientation: 1
P1010989
Orientation: 1
P1010991
Orientation: 1
P1010990
Orientation: 1
P1010988
Orientation: 1
P1010987
Orientation: 1
« de 2 »

O Plantio das mudas

Plantação de mudas
P1020705
Orientation: 1
P1020701
Orientation: 1
P1020702
Orientation: 1
P1020703
Orientation: 1
P1020704
Orientation: 1
P1020699
Orientation: 1
P1020700
Orientation: 1
P1020696
Orientation: 1
P1020697
Orientation: 1
P1020698
Orientation: 1
P1020695
Orientation: 1
P1020694
Orientation: 1
« de 5 »

Deixe um comentário