A cidade de Saquarema foi habitada por povos indígenas e jesuítas no século XVII, já naquela época este povo rico em sabedoria, visões e amor pelas belezas naturais do lugar. Puderam avaliar que existia uma montanha com posição privilegiada, cercada por água e nela construíram uma capela. Onde grande parte de sua estrutura e de pedras brutas e assim, o maior símbolo histórico e turístico de Saquarema, a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth.

Por séculos, os indígenas dominaram a parte litorânea em que hoje se localiza a sede do município de Saquarema.  Apelidando a lagoa em apreço de “Soco Rema,” que quer dizer bando de Soco is, ave pernalta muito abundante então na referida lagoa. A 12 de Janeiro de 1755, o povoado passa a freguesia constituindo-se a pesca principal atividade do núcleo. A criação do município realiza-se em 08 de Maio de 1841, sendo o povoado de Nossa Senhora de Nazareth elevado a categoria de vila.

O desenvolvimento econômico reduzido do município determinou sua extinção em 1859, voltando Saquarema a freguesia e passando a sede para Araruama. Um súbito progresso provocado pelo avanço do café, no entanto, restaura o município sendo Saquarema restituída a sua condição de vila em 1860. Estabelece-se uma agricultura prospera baseada na mão de obra escrava, que sofre forte retrocesso com a Lei Áurea e o conseqüente êxodo dos trabalhadores. Em 03 de Janeiro de 1890, a vila de Saquarema foi elevada a categoria de cidade.

Deve-se ressaltar que a vocação turística e a expansão da citricultura, podem ser os fatores primordiais na atração demográfica exercida pelo município. De acordo com o 1º plano de desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro (Iplan Rio), para fins de planejamento e ação administrativa. O município integra a região programa das baixas litorâneas, compreendendo 3 distritos: Saquarema distrito sede, seguido de Bacaxá e Sampaio Correa.

Em Sampaio Correa no inicio da década de 60, até meado da década de 70, existiu a Usina Santa Luzia. Usina de cana de açúcar, que era responsável pela distribuição de sacas de açúcar e geração de empregos.     Com a paralisação das atividades da usina, a lavoura de cana de açúcar foi substituída pela atividade pecuária em grande parte, sendo que parte da área vem sendo loteada ultimamente. O município de Saquarema por seus atrativos naturais vem desde a década de 50 despertando o interesse de visitantes que o procuram pra repouso e recreação.

A lagoa de Saquarema e a grande extensão de praias constituem por si so, recurso inesgotável a propiciarem atividades de recreação com banhos de mar pesca e esportes aquáticos. Após séculos de existência, a cidade descobriu o seu maior potencial, o Surfe! Saquarema na década de 70 alcançou projeção Nacional e Internacional por atingir adeptos da “Onda Hippie.” Por também ser, um dos berços da pratica do surfe e por suas belezas naturais. Naquela década o departamento de turismo da Prefeitura, procurava aumentar o fluxo de turistas e veranistas, empenhando-se na promoção de festivais de musica, pesca e surfe, esporte este cuja pratica vem crescendo nas praias de Saquarema.

Deixe um comentário