O turismo atualmente passa por uma revolução, seja em reconhecimento da atividade, seja em aceitação profissional ou importância quanto a pesquisas direcionadas. O fato é que não se pode mais negar a sua acuidade, pois o turismo é uma das atividades mais presentes nos diversos setores sociais, e devido a isso carece de grande atenção e responsabilidade em sua atuação.
O turismo cresceu de forma rápida, porém desordenada, algo comum a todas as atividades “novas” que se estabelecem no cenário social. E atualmente vivencia a busca de espaço e reconhecimento de seu valor, movimento este liderado por todos os envolvidos, principalmente os profissionais atuantes e empresas ligadas ao mesmo. Certamente, esta ocorrência se deve ao fato da grandiosidade da atividade, que pode ser percebida pelo crescente número de profissionais que buscam uma formação na área; pelo número de investimentos destinados ao turismo; pelos estudos sociais e econômicos direcionados.
Ressalta-se a relevância da preocupação com o desenvolvimento do turismo, uma vez que está presente nos setores econômico, social, cultural e ambiental, podendo assim, impactá-los favorável ou desfavoravelmente. Portanto, é importante que sejam delimitadas ações capazes de controlar estes efeitos, minimizando os negativos e maximizando os positivos.
Uma questão de grande importância e que tem sido alvo de muitas discussões é a relação entre Turismo e Meio Ambiente. O turismo tem sido visto por muitos como atividade predatória que destrói o meio em que se instala inclusive o ambiente natural, e este último tem recebido grande preocupação devido à degradação em grande escala dos seus recursos. No entanto, é importante colocar que a atividade turística não pode ser considerada responsável por contribuir com tais atitudes, uma vez que a responsabilidade é daqueles que fazem mau uso da mesma e não o turismo em si. Ou seja, os resultados, sejam eles satisfatórios ou não, dependerão exclusivamente dos profissionais e da sociedade como um todo.
O turismo quando bem gerido pode auxiliar consideravelmente na conservação do meio ambiente, uma vez que proporciona a geração de renda local, que podem ser transformadas em recursos para a conservação das áreas e aumento da qualidade de vida das comunidades participantes.
O turismo é uma atividade bastante complexa, pois está ligada ao mesmo tempo a vários espaços sociais. Desta forma, desenvolver a atividade do Turismo Ambiental é uma forma de transmitir ao cidadão o conhecimento geral sobre a atividade turística e suas relações com o meio ambiente, sendo esta considerada uma das relações mais estreitas da atividade.
O Instituto Lagoa Prateada visa contribuir para este entendimento e desenvolvimento do turismo ambiental, como forma de desenvolvimento social.