Manifesto da Educação Ambiental
Nota da comunidade acadêmica brasileira ligada ao campo da educação ambiental para os Senhores Presidente da República, Ministros da Educação e Meio Ambiente, para a Sociedade Brasileira e a Comunidade Internacional

Prezados Senhores e Senhoras,

A comunidade acadêmica ligada ao campo da educação ambiental (EA), que se faz presente no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT 22) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), em grupos de pesquisa que integram os Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no Colóquio de Pesquisadores em EA da região Sul, dos Encontros Paranaenses de EA, do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e demais espaços regionais, estaduais e locais que se consolidam no território nacional, com acúmulo de vivências, pesquisas, dissertações e teses divulgadas no portal da Capes, vem manifestar seu estranhamento e protesto contra as primeiras medidas e reestruturações implementadas pelo atual e recém-empossado Governo Federal.

Em contradição aos pronunciamentos de posse, que evocavam o compromisso com os caminhos democráticos e o diálogo com toda a sociedade, em suas primeiras medidas percebemos um atropelo e uma falta de escuta ao movimento de mais de 30 anos que vem consolidando a educação ambiental brasileira como uma das referências mundiais nesse campo de conhecimento.

Em parceria com outros movimentos de educadores ambientais, como a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), constatamos que as reestruturações dos ministérios, realizadas por decreto presidencial em 2 de janeiro de 2019, extinguem setores da educação ambiental dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente que constituíam o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituído pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Ressaltamos que as políticas públicas, ao longo de 30 anos, vêm sendo construídas de forma consultiva e participativa junto com a sociedade e, em particular nessa área, com a comunidade de educadores ambientais brasileiros.

Tendo como alicerce a Constituição cidadã brasileira de 1988 que, no inciso VI do § 1º do artigo 225, determina que o Poder Público deve promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Hoje temos uma série de legislações que regulam as ações das políticas de Estado que contemplam de forma relevante a educação ambiental, tais como:

1) a Política Nacional do Meio Ambiente de 1981;

2) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996;

3) a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a Educação Ambiental (EA) e instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e seu Órgão Gestor;

4) as Resoluções do Conselho Nacional de Educação, como a n° 2/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, e a nº 2/2015, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e a Formação Continuada de Professores, entre muitas outras normativas que vêm sendo construídas participativamente por esta larga comunidade de educadores ambientais.

Nessas reestruturações ministeriais definidas no referido decreto, a educação ambiental foi restringida à atuação de uma Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Estamos interpretando isso como um grave desmonte, reducionista de uma dimensão educativa considerada na atualidade pela sociedade brasileira, assim como pela comunidade internacional, como fundamental para o enfrentamento da grave crise socioambiental.

As medidas do Executivo provocam mudanças estruturais que impedem e dificultam o cumprimento das leis que garantem a educação ambiental como uma política pública do Estado brasileiro, assim como desconhecem todo o processo que construiu e consolidou a educação ambiental no Brasil. Como autores sociais das políticas que os Senhores estão desmontando, que se somam a outras decisões no campo ambiental, as quais situam o país no rumo do agravamento da crise socioambiental, vimos manifestar nosso protesto, sublinhando a necessidade do retorno do órgão gestor (MEC e MMA), com as políticas públicas construídas participativamente com a sociedade civil.

Assinam este manifesto o Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e demais signatários:

Ágora: A Temática Ambiental e o Processo Educativo, Unesp Rio Claro
Área de Educação Ambiental e Ecologia Humana da Faculdade de Educação/UnB
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC
Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente, ABRAPA
Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil – ACE Pau Brasil – Ribeirão Preto, SP
Associação de Educadores da América Latina e Caribe / AELAC- capítulo Brasil
Associação dos Chacareiros do Núcleo Rural Córrego do Urubu, ANRU-DF
Associação dos Pós-Graduandos da ESALQ/USP
Associação Portuguesa de Educação Ambiental, ASPEA – PORTUGAL
Cátedra Paulo Freire Educação para a Sustentabilidade – UFRPE
Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM – FURG
COLABOR: Grupo Pesquisa em Artes e Linguagens Digitais / Núcleo Ambiente Natural e Urbano na Contemporaneidade – ECA / USP
Coletivo Cuesta Educador CCE, Botucatu, SP
Coletivo de apoio a Educação Indígena do rio de Janeiro Nhoiru Eté, RJ
Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental do NuPeM/ UFRJ
Coletivo Educador de Bertioga, SP
Coletivo Educador Ipê Roxo – Ribeirão Preto, SP
Coletivo Permaculturalab de educação ambiental, agroecologia e permacultura – Rio de Janeiro, RJ
Comissão Estadual do IBECC, UNESCO de São Paulo
Comunidade de Prática de Pesquisa em educação preventiva Integral e Desenvolvimento humano, CPP/UFPR/PPGE
Departamento de Apoio a Educação Ambiental, Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar
Departamento de Gestão Ambiental da UERN, Mossoró-RN
Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (UFSC)
Educação, Ambiente e Sociedade (UFPR)
Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, evento organizado pelos discentes e docentes do PPGEA/FURG
Equipe de Estudo e educação Ambiental, EEA, UEFS
Escola de Meio Ambiente, Universidade Estadual do Amazonas
Estação Luz Espaço Experimental de Tecnologias Sociais – Ribeirão Preto, SP
Fórum de Direitos Humanos e da Terra, FDHT – MT
Fuba Educação Ambiental e Criatividade, São Carlos, SP
Fundo do Brasileiro de Educação Ambiental, FunBEA, São Carlos, São Paulo
Geografia, Educação e Meio Ambiente, GEMA, PPGEO, UFJF
GiTaKa: Grupo Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental, UNIRIO
Grupo Ciencia, acciones y creencias – Universidad Surcolombiana, COLOMBIA
Grupo de Acompanhamento e Pesquisa em Governança Ambiental, GovAmb – IEE/USP
Grupo de Articulação Extensionista Marechal Rondon – GAER – ESALQ/USP
Grupo de Didáctica de la Biología. Univ de Buenos Aires, ARGENTINA
Grupo de Educação do Campo e Agroecologia, UFRRJ
Grupo de Educação e Interpretação Ambiental – Trilheiros do Sauá, Universidade Federal de Viçosa
Grupo de Estudo e Pesquisa da Complexidade/FURG
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental do Estado de Sergipe
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, GEPEA/UFSCar
Grupo de Estudo e Pesquisa Movimentos Docentes, UNIFESP
Grupo de Estudos da Paisagem, PPGEO, UFJF
Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE – ESALQ/USP
Grupo de Estudos e Interações Pessoa-Ambiente – GEPA/UFRN
Grupo de estudos e pesquisa Ambientes e Infâncias, GRUPAI, UFJF
Grupo de Estudos e pesquisas em Ambiente, Educação e Saúde – Gepes Ambiens PPGE e PPGAS/UNIPLAC
Grupo de estudos e pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade da PUC/PR
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – GEPEAS/UESB
Grupo de estudos e pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalizacão – GEPEASA, Unesp Botucatu/SP
Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – UFC
Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC, UFTM
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica- GEAD da UFC
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana – GEPEAEH/FE/UnB
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS/UFRRJ)
Grupo de estudos e pesquisas em educação ambiental, GEA/UFJF
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Meio Ambiente/GEAM/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA/UFPA
Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências (FORMAR-Ciências) – Faculdade de Educação – Unicamp
Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Ambiental, UERN
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental (ECiEA) – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Unesp
Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur, UNIRIO
Grupo de Estudos em Educação Ambiental docência e questões contemporâneas, UFRPE
Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina – GEAC/PPGen/IFMT
Grupo de estudos em educação ambiental e ensino de ciências – Laboratório de Limnologia /UFRJ
Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia, GEECAF-FURG
Grupo de estudos em política ambiental do IEA, USP
Grupo de Estudos sobre Animais Selvagens da Universidade Federal de Viçosa, GEAS/UFV
Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP / FURG
Grupo de Investigación Ciencia Educacion y Diversidad, Universidad del Valle. Cali, COLÔMBIA
Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – Universidad Surcolombiana, COLÔMBIA
Grupo de Investigación Didáctica y Enseñanza de la Biofisica y la Fisiología (GIDEBIOF), Consejo de Formación en Educación (CFE), URUGUAI
Grupo de Investigación e Innovación Docente Educación Científica, Sustentabilidade e Xénero, Universidade de Vigo, ESPANHA
Grupo de Investigación en Didáctica de la Química DIDAQUIM. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, D.C, COLÔMBIA
Grupo de investigación en didáctica y aprendizaje de las ciencias naturales y de la química (GIADICIENQ), Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Universidad de Buenos Aires, ARGENTINA
Grupo de investigación en educación ambiental-GEA, Universidad de Tolima, COLÔMBIA
Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental, Universidade de Santiago de Compostela, USC, ESPANHA
Grupo de investigación en seguridad alimentaria y enseñanza de las ciencias INYUBA,. Universidad de La Paz, COLÔMBIA
Grupo de investigación en seguridad alimentaria y enseñanza de las ciencias INYUBA,. COLÔMBIA
Grupo de Investigación Seminario Permanente de Derecho Ambiental da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), ARGENTINA
Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental – AnPAP-EA – PPGE-UNISUL
Grupo de Pesquisa Ciência Cidadã na Prevenção de Riscos e Desastres/Cemaden
Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente – CIPEA/FURG
Grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas – DIAFHNA/UFC
Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental – GPDEA/FURG
Grupo de Pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais, DICCINA, UNIRIO & UFBA
Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas Litorâneas – ” Ribombo” – PPGEA/FURG
Grupo de pesquisa e extensão em educação e comunicação ambiental, Gecom – Esalq/Usp
Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade (UFPR)
Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade GEEAS, Universidade do Vale do Itajaí
Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade – UFS
Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades, PPGE/UnB
Grupo de Pesquisa em Investigações em Artes Visuais/FURG
Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – UNESP Bauru
Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Ensino de Biologia (GPEBio), Centro de Educação da UFPB
Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores – Instituto de Biociências, USP
Grupo de Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES) -UFRPE/Recife
Grupo de Pesquisa em Educação, Natureza e Sociedade – UERJ/UNIGRANRIO
Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE, Universidade Regional de Blumenau
Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA) – UNESP, Tupã
Grupo de Pesquisa em Interações Socioambientais, da Universidade Estadual de Santa Cruz, GEPISA, UESC/BA
Grupo de Pesquisa Informação e Sustentabilidade em Construção Civil da UFPR
Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências Freireano – UFRJ
Grupo de pesquisa na área de identidade e formação docente – GRIFO – Instituto Federal de Santa Catarina
Grupo de pesquisa Rede de Experiência, Narrativa e Pedagogia da Resistência – REDExp- UnB
Grupo de Pesquisa
Grupo de Pesquisa Sociedade e Ambiente, Unisinos, RS
Grupo de Recerca en Educación per la Sostenibilitat, Escola i Comunitat – GRESC@, Universidade Autônoma de Barcelona, ESPANHA
Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental – ANPEPP (GT50 – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia)
Grupo de Trabalho ODS, UnB
Grupo ELO – Estudos da Localidade, FFCLRP / USP, Ribeirão Preto
Grupo Ensino de Ciências e Matemática – IFCE, Fortaleza CE
Grupo Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais – IPÊS, Programa de pós-graduação em desenvolvimento regional (PPGDR-FURB)
Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Ambiental do Paraná
Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA-UFMT
Grupo Saúde e educação ambiental com ênfase nas relações parasitárias, Fiocruz
Grupo Sociedade e Meio Ambiente – IEA/USP
Instituto 5 Elementos Educação para Sustentabilidade, SP
Instituto Ambiental Aondê – Uberaba/MG
Instituto Ambientes em Rede (IAR) – SC
Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura/Ibecc/Unesco de São Paulo
Instituto Caracol, ICA – MT
Instituto de Conservação de Animais Silvestres – ICAS, Campo Grande MS
Instituto ITAPOTY – Desenvolvimento humano e conservação ambiental / Itatinga – SP
Instituto Paulo Freire, IPF, SP
Laboratório de Ações e pesquisas em educação ambiental – Instituto de Biociências, LAPEAr-UNIRIO
Laboratório de Antropologia e Florestas – AFLORA – UFAC
Laboratório de Avaliação e Testagem em Psicologia – Latep/ UFS
Laboratório de Ecologia e Sistemática Vegetal – LESV UERN Mossoró/RN
Laboratório de Educação Ambiental (LEA/EMCT/UNIVALI)
Laboratório de Educação e Gestão Ambiental – IFMT Campus Cáceres
Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência – UENP de Jacarezinho
Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA-Unifor)
Laboratório de Estudos em Intersubjetividade, Critica Social e Direitos Humanos do IP-USP
Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais – LASCA – UFSCar
Laboratório de etnobiologia e etnoecologia (LETNO) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Laboratório de Etnobiologia UFJF
Laboratorio de investigacion en didactica de las ciencias Grecia-UC. Pontificia Universidad Catolica – CHILE
Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS, UFRJ
Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos e Extensão – LaPICS – UnB
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia – LADEB, UFC
Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental – LAPPISS – UNICESUMAR
Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental (Locus-UFC)
Laboratório de Planejamento Ambiental e Gerenciamento Costeiro (LAPLAN) da Unesp – Campus do Litoral Paulista – São Vicente
Laboratório de Psicologia Ambiental – LAPAM – UFSC
Laboratório de Psicologia Ambiental/UnB
Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental – Lapsea, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Laboratório de psicologia socioambiental e intervenção do IP da USO l, USP
Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas – LAPSAPE/FFCLRP-USP
Laboratório interdisciplinar de estudos e pesquisas em sociedade, ambiente e educação (Labea/Uern)
Laboratório Kizomba na Mata – UFJF
Laboratório Multiusuário para o Desenvolvimento Integrado de dados e Tecnologias de Ensino, DIDATEC – UFS
Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo / Programa de Pós-graduação em Educação/UnB
Linha de Pesquisa Educação científica e cidadania, PPGEduC/ UnB
Movimento Cabuçu, de Guarulhos
Movimento Negro Evangélico, MNE – RJ
Mulherio das Letras Europa – vários países da EUROPA
Museu do Cerrado
Mutirão Agroflorestal – São Joaquim da Barra, SP
Mutirão da Lagoa do Saibro – Ribeirão Preto, SP
Núcleo de Agroecologia Ewè da UFJF
Núcleo de Apoio a Atividades de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, Esalq/USP
Núcleo de Educação Ambiental, NEA, IFES campus Guarapari
Núcleo de Educação Ambiental – NEA, IFES Campus Piúma
Núcleo de Educação Ambiental, NEA, UFAL
Núcleo de Educação Ambiental – UFSC – Florianópolis/SP
Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia (NEAA/IFES Itapina)
Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) – Rio Grande /RS
Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada – NEPA – UFJF
Núcleo de estudos de Pedagogia Social – UFPR
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Pedagogia da alternância e Ensino de Agroecologia, Departamento de Educação do Campo, UFRRJ
Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA/Ifes (Intercampi Itapina, Centro Serrano e Colatina)
Núcleo de Estudos em Educação Ambiental – Centro de Ecologia, NEEA, UFRGS
Núcleo de Estudos em Educação Ambiental e Agroecologia – Sala Verde Caparaó (NEA-Ifes-Ibatiba)
Núcleo de Estudos em Educação, Tecnologia e Ambiente – NEETA – Instituto Federal de Santa Catarina
Núcleo de Estudos socioambientais de territoriais – Nesat, UERN
Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação NuGea, UFJF
Núcleo Infâncias, Natureza e Arte, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, NINA-UNIRIO
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental- NIPEEA/ PPGE/ UFES
Núcleo interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudos em Agroecologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – NIA/UFRRJ
Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental, ESALQ-USP
Outras Margens: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental/UNICAMP
Programa de Educação Ambiental da Floresta de Caxiuana, Estação Científica Ferreira Pena/Museu Paraense Emílio Goeldi/MPEG
Programa de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) – Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) – Santo André-SP
Programa de Extensão Escolas Sustentáveis, UNIFESP
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, UFS
Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG
Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências / UFRPE / Recife
Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR
Programa de Pós-graduação em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC)
Programa de pós-graduação em rede nacional e ensino das ciências ambientais da UFS / PROFCIAMB/UFS
Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais – Polo UEFS
Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais/PROFCIAMB/UFPA
Projeto Arte da Terra – São Joaquim da Barra, SP
Projeto Reciclando Hábitos /FURB
Projeto Trilha da Natureza – UFSCar – São Carlos/SP
Rebelião
Red Iberoamericana de Educación Superior -RESIB
Rede Acreana de Educação Ambiental, AC
Rede de Ambientalização Curricular na Educação Supervisor – RASES
Rede de Educação Ambiental de São Carlos, SP
Rede de Educação Ambiental do Estado de Rondônia – REARO
Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática, REAJA
Rede Mato-grossense de Educação Ambiental, REMTEA
Rede Paraense de Educação Ambiental, PA
Rede Paranaense de Educação Ambiental, PR
Rede ProsEAndo de Educação Ambiental – Ribeirão Preto, SP
Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul
Rede Universitária de Programa de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis
Resclima, Universidade da Coruña, UC – ESPANHA
Rizoma, UEFS
Sala Verde Arte na Terra – São Joaquim da Barra, SP
Sala Verde da Luz – Ribeirão Preto, SP
Sala Verde Palotina, PR
Sala Verde Pau Brasil – Ribeirão Preto, SP
Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP)
Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental – Vale do Itajaí (SC)
Sociedade Ecológica Amigos do Embu, SEAE – SP
Sustentabilidade e Saúde Ambiental, UNESC/SC
TERRA – Temas Especiais Relacionados ao Relevo e à Água, PPGEO, UFJF

Colaboração de Valdir Lamim-Guedes, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/01/2019

Fonte: EcoDebate

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